Chegamos a 4ª e última semana do mês de agosto, e nesta semana a Igreja reza pelas vocações dos leigos e leigas. Estes, a exemplo das demais vocações que celebramos no mês vocacional, são também chamados pelo Senhor Jesus para uma missão na comunidade eclesial e no mundo.
Os leigos e leigas são "incorporados a Cristo, pelo batismo, e com isso formam o povo de Deus e participam das funções de Jesus: sacerdote, profeta e rei" (cf. Documento de Aparecida, 209).
Na comunidade eclesial e na sociedade, os leigos e as leigas contribuem para a vivência e o anúncio do Evangelho do Reino de Deus. Na comunidade desempenham várias atividades: Catequistas; Ministros da Palavra e Eucaristia; serviço aos pobres e doentes, entre outras tarefas. Além desses serviços prestados à Igreja, os leigos e leigas têm um papel fundamental no mundo. Eles são chamados nos diversos campos do trabalho, da cultura, das ciências, da política, da economia, da educação e etc, a exercer sua ação evangelizadora, testemunhando e irradiando sua fé. Sendo enfim, "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13-14; Mt 13, 33). Contudo, os leigos e as leigas com seus dons e carismas, recebidos do Espírito Santo, engrandece a vida e missão da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário