terça-feira, 15 de setembro de 2009

ABRAÇANDO UMA NOVA CULTURA


O estudante xaveriano Angelo José Cartelli Junior, após ter feito o noviciado e consagrar-se a Deus, partiu para a missão. No dia 23 de Agosto, ele deixou o Brasil e partiu para Filipinas, Manila. Nesta nova realidade missionária, ele realizará seus estudos teológicos em preparação para sua ordenação sacerdotal. Depois de duas semanas na sua nova comunidade xaveriana, Angelo nos escreveu para falar um pouco sobre seu primeiro contato com a cultura que deseja abraçar:

Olá Comunidade!

Hoje Fez uma semana que estou em Manila: Filipinas. È ainda muito cedo para falar, mas desde já partilho esse momento que vem sendo muito especial para mim. Fiz uma viagem tranqüila e sem problemas.
O ato missionário de “atravessar a outra margem” não é fácil, mais do que coragem é um ato de fé. Na travessia do mar percebemos que tiramos os pés de algo sólido, seguro e conhecido. Algo que amamos, e que deixamos. Mas com o sentimento de expectativa, aguardando avistar o outro lado da margem.
Ao chegar e por os pés no chão, iniciamos pequenos passos, mesmo que ainda tímidos e inseguros. Todavia sinto-me bem acolhido, sem falar o carinho da comunidade para comigo, em especial do Pe. Everaldo, ou melhor, Pe. Aldo como preferem chamá-lo aqui. É uma pessoa que me ajuda muito, em especial na questão da comunicação.
Acredito que a experiência mais bonita da teologia, qual venho começando a fazer; é o encontro entre as culturas. Quem diria que um dia estaria na mesa junto com um filipino, indonesiano, bengalês, congolês, camaronês, italiano e um mexicano. Afinal são oito nacionalidades. Que riqueza! Que oportunidade rara! A comunidade junto com quem já fez esse caminho instrui a dar passo por passo, com bastante tranqüilidade e serenidade. Assim venho caminhando.
A respeito das Filipinas e do povo filipino tive algumas oportunidades de sair andando pelas ruas. No mercado, não tem como eles não perceberem que ali passa um estrangeiro, alguém diferente; pois eles tem uma afeição própria e típica do filipino. Em algumas regiões todos colocam na frente das casas, um pequeno comércio, fazendo do local um grande mercado. É um país como qualquer outro, que tem dentro de si: primeiro, segundo e terceiro mundo; situações de desigualdades lamentáveis.
Assim como há regiões precárias que assustam, há regiões bonitas, que transmite dignidade e encanto. O que não falta em Manila é shopping, são estruturas enormes e belíssimas, que praticamente nunca vi algo semelhante no Brasil. Terça-feira, dia 1º de setembro, começa o curso de inglês, estou bastante animado. Desejo para vocês uma boa caminhada e um ótimo EFOX, estarei sempre rezando por vocês aqui do outro lado do mundo.

Um abraço fraterno!! Felicidades!

Angelo José Cartelli Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário