terça-feira, 12 de outubro de 2010

MÊS DE OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO – MISSÃO E PARTILHA

Iniciamos em outubro o mês missionário. Neste mês, queremos refletir melhor sobre a Missão evangelizadora de Cristo, da Igreja e nossa missão de discípulos missionários do Reino. A Igreja do Brasil, através das Pontifícias Obras Missionárias, nos propõe como tema de reflexão Missão e partilha. Nos caminhos da missão, a partilha é um ato fundamental de anúncio e vivência da fé em Cristo.

O mês missionário nos recorda que a Igreja é por sua natureza missionária. Ela nasceu da missão iniciada por Jesus de Nazaré e continuada pelos apóstolos sob a orientação do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, os apóstolos receberam a efusão do Espírito de Deus e com a força deste Espírito foram levados a proclamar o Evangelho a todos os povos da terra.

O próprio Jesus Cristo enviou os discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). A partir desse mandato, a Igreja assume o compromisso de anunciar a Boa Nova do Reino a toda humanidade. Tomando essa responsabilidade para si, a Igreja, animada pelo Espírito, não pode deixar de trilhar os caminhos de missão.

A missão exige da Igreja, dos filhos e filhas de Deus, abertura e acolhida de todas as nações do mundo. A fé professada em Jesus Cristo impulsiona os discípulos missionários a levar o Evangelho a distantes localidades do nosso planeta. Os missionários e missionárias e cada comunidade cristã são chamados a testemunharem o Reino de Deus, reino de justiça e paz.

Somos convocados a abrir-nos à humanidade inteira. A sermos pessoas universais que acolhe e partilha a nossa fé naquele único salvador, Jesus, o enviado de Deus Pai. Que o mês missionário nos ajude a reconhecer cada vez mais a natureza missionária e universal da Igreja. Natureza que também faz parte da nossa vida de cristãos e cristãs que crêem e seguem a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário