quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A HUMANIDADE ESPERA

O tempo do Advento se aproxima. O Advento é para toda a Igreja, momento de espera alegre e confiante da vinda de Jesus. É tempo de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos da melhor forma possível para a chegada do nosso Salvador. O Advento nos recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia o reinado messiânico e nos insere no caráter missionário de Jesus Cristo.

O Advento é tempo de esperança, pois em Jesus, Deus se faz ser humano e vem habitar entre nós. Deus se torna presença na humanidade, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus encarnando-se anuncia às nações que seu Reino está próximo.

O Advento nos mostra o Deus da Revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8). O Deus que está sempre realizando a salvação, cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O tempo do advento nos recorda ainda que um mundo novo, de solidariedade e paz, está próximo. Com a chegada do Salvador, “novos céus e nova terra” são anunciados. Em Jesus nos tornamos novas criaturas.

O Advento é tempo de graça. É o tempo do amor de Deus para conosco. Deus vem ao nosso encontro para que possamos ver e entender que ele governa o seu povo com justiça, defendendo os pobres, os aflitos e oprimidos, e faz valer as suas reivindicações e direitos.

O Advento nos aponta o caminho da missão. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.

Ano após ano, a Igreja nos convida a olhar para a frente, vivendo este "precioso tempo de redenção", onde possamos renovar a nossa esperança cristã. Esperança nos dias que estão por vir: o dia do Senhor, o dia da salvação, dia da libertação definitiva da escravidão do pecado e do domínio da morte. A humanidade espera e anseia pela chegada do seu Redentor. A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referencia e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário